Projeto europeu desenvolve análise sobre inovação e empreendedorismo junto dos jovens açorianos
A Diretora Regional dos Assuntos Europeus destacou hoje, em Ponta Delgada, a realização de uma análise sobre empreendedorismo e inovação junto dos jovens das nove ilhas dos Açores, no âmbito do projeto ‘Ilhas de Inovação’.
“Uma das decisões que o projeto tomou foi que, ao estudar o empreendedorismo e a inovação, não podia deixar de lado as camadas mais jovens, que vão entrar agora no mercado de trabalho, que têm perspetivas e que vivem em ilhas”, afirmou Célia Azevedo, que falava à margem da quinta reunião de 'stakeholders' daquele projeto.
Para a Diretora Regional, as “realidades distintas” das ilhas parceiras deste projeto, levou à necessidade de perceber “porque é que os jovens permanecem nas ilhas, porque é que os jovens saem das ilhas, quais são as condições que eles quereriam ter nos seus espaços geográficos para permanecer ou para regressar”.
“O que pretendemos é que isto não seja apenas mais um inquérito aos jovens, queremos que seja antes mais uma ferramenta para permitir a definição de políticas não só em matéria de inovação, mas também de educação, de emprego e de políticas para a juventude dos Açores”, acrescentou.
O inquérito, cujos resultados serão divulgados no segundo semestre deste ano, foi adaptado à realidade regional, dispersa por nove ilhas, e foi concebido e implementado através de uma equipa multidisciplinar, em todo o arquipélago, sendo recolhidos cerca de nove centenas de inquéritos que estão neste momento a ser trabalhados numa parceria com a Universidade dos Açores.
Relativamente ao projeto ‘Ilhas de Inovação’, no âmbito do qual se realiza esta análise, a Diretora Regional referiu que “visa, sobretudo, criar sinergias e criar práticas de diálogo estruturado sobre as questões de inovação”, envolvendo a sociedade civil, as instituições públicas e privadas, o setor empresarial e os centros de saber e conhecimento.
Célia Azevedo adiantou que, deste modo, pretendem que, “articulada e sistematicamente, se possam desenvolver práticas de inovação e melhorar o conhecimento dos projetos da investigação em curso em cada uma das regiões que integram este projeto e, no nosso caso em particular, nos Açores”.
O ‘Ilhas de Inovação’ é um projeto do programa INTERREG Europa, que conta com a participação de sete regiões, nomeadamente Açores e Madeira, Frísia (Países Baixos), Comunidade Urbana do Norte de Basse-Terre, na Guadalupe (França), Samso (Dinamarca), Kuressaare (Estónia), Região do Egeu do Norte (Grécia).
“São regiões que têm sabido encontrar pontos em comum para que tentemos melhorar aquilo que podemos fazer e encontremos, não só para estas sete regiões, mas para outras regiões insulares boas práticas que possam ser replicadas de uma forma mais alargada no espaço europeu” disse ainda a Diretora Regional dos Assuntos Europeus.
Nos Açores, o projeto tem particularmente em conta as áreas identificadas na Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3 Açores), que são Pescas e Mar, Agricultura, Pecuária e Agroindústria e Turismo.
O ‘Ilhas de Inovação’, iniciado em 2017, inscreve-se no quadro de uma estratégia regional para a inovação que passa, entre outras iniciativas, pela criação do Conselho Regional de Inovação, pela elaboração e implementação da Agenda dos Açores para a Inovação e pelo processo de avaliação e revisão da RIS3, garantindo o seu enquadramento no próximo quadro comunitário pós-2020.