RIS3 AÇORES 2014-2020
No quadro da Estratégia Europa 2020, a Comissão Europeia elaborou, em 2010, a proposta da iniciativa emblemática "União da Inovação".
Esta iniciativa centra-se na promoção da inovação como forma de encarar os desafios enfrentados pela Europa nos próximos anos. Foi neste contexto que se lançou o conceito das Estratégias de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente, designadas de forma simplificada por Estratégias de Especialização Inteligente, ou ainda por RIS3.
A Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente, para além de constituir uma referência das políticas públicas e dos investimentos estruturais regionais, é a base dos investimentos estruturais europeus, como parte da contribuição da Política Europeia de Coesão para a consecução dos grandes desígnios de política que a União Europeia sintetizou na designada "Estratégia Europa 2020". A RIS3 procura articular o crescimento inteligente, baseado no conhecimento e na inovação, com o crescimento sustentável através de uma economia mais eficiente, competitiva e ecológica, e com o crescimento inclusivo que conduza a uma sociedade com elevados níveis de emprego e coesão social.
Esta Estratégia, também designada pelo acrónimo RIS3 (Research and Innovation Strategies for Smart Specialisation), traduz-se em focar o investimento em investigação e inovação numa seleção de ativos e áreas estratégicas, considerando a sua diferenciação face ao exterior, com potencial para alavancar as vantagens competitivas da Região e o seu posicionamento em cadeias de valor internacional, combinando os diversos instrumentos de financiamento de modo a criar sinergias e melhorar a eficiência.
Para a definição da RIS3 AÇORES foram tidas em consideração:
- A análise do contexto regional e do potencial de inovação;
- A definição e animação de uma estrutura de governação;
- O desenvolvimento de uma Visão partilhada sobre o futuro;
- A seleção de um conjunto limitado de prioridades para o desenvolvimento regional;
- A definição de um “mix” de políticas adequado;
- A integração de um sistema de monitorização.
A RIS3 Açores foi aprovada em 2014.
O documento encontra-se disponível para consulta no link abaixo.