Relatórios de Avaliação
Com a preparação do novo programa operacional regional para o período de programação 2021-2027, o Governo Regional dos Açores considerou a pertinência de contar com uma estratégia atualizada, que reflita as prioridades estratégicas da Região em termos de Investigação e Inovação. Nesse sentido, a revisão da RIS3 foi precedida de um processo de avaliação da sua operacionalização e implementação no período 2014-2020.
Este exercício teve como objetivo contribuir para aumentar os níveis de eficiência, eficácia e relevância da RIS3 Açores 2021-2027, de forma a que as iniciativas a implementar nesse período permitam maximizar os ativos e massa crítica existentes na Região, sempre numa ótica de otimização das vantagens competitivas face ao exterior.
O documento final da avaliação da RIS3 Açores 2014-2020 apresenta um conjunto de conclusões correspondentes a cada uma das questões de avaliação abordadas, para as quais foi elaborada uma resposta detalhada e suportada pelos diferentes instrumentos de recolha de informação que integraram a metodologia.
Tratando-se de uma avaliação de processo, que teve lugar no decorrer da implementação da política, a avaliação da RIS3 Açores privilegiou os critérios de eficiência, eficácia e relevância, tendo em vista a resposta às diferentes questões de avaliação.
O documento encontra-se disponível para consulta no botão abaixo.