Presidente do Governo diz que Ciência é importante auxílio para “fundamentação de decisões políticas”
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, destacou hoje, na Ilha Terceira, a Ciência como elemento importante no auxílio para a “fundamentação de decisões políticas”.
José Manuel Bolieiro presidiu hoje à cerimónia de receção de uma nova antena e à apresentação do Centro de Dados do AIR Centre, evento tido nas instalações da entidade, no TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, em Angra de Heroísmo.
No que refere à antena, a expetativa é que esta esteja instalada até final do ano, e “provavelmente no primeiro trimestre” de 2022 estará já em “pleno funcionamento” e “com registo de dados”.
“É bom contar com esta prontidão e eficiência de resultados”, sublinhou o Presidente do Governo.
Posteriormente, aos jornalistas, José Manuel Bolieiro sinalizou que esta será a “primeira e única” antena do género no Atlântico Norte, sendo de “extraordinária” importância a sua implementação, até para a “relevância mundial dos Açores” na partilha de dados.
“Queremos dar músculo a este projeto universal e altamente competitivo”, declarou ainda, referindo-se em concreto à estratégia dos Açores para o Espaço.
E concretizou: “Não prescindimos dos nossos poderes autonómicos, não para nos afastarmos, mas para nos integrarmos como autores e não destinatários de decisões”.
O AIR Centre é uma organização internacional sem fins lucrativos para o desenvolvimento do conhecimento em “Interações atlânticas” através de aplicações científicas e tecnológicas na região Atlântica, com o objetivo de promover a criação de empregos altamente qualificados, prestando serviços à comunidade para monitorizar e contribuir de forma decisiva para alcançar metas de sustentabilidade.
A entidade inclui atividades com especial ênfase no estudo das interações espaço-oceano-clima, designadamente nas áreas da erosão costeira, proteção de baías e estuários, mitigação de desastres naturais extremos (inundações, incêndios, tsunamis, terramotos), proteção de pescas, aquicultura, qualidade da água, otimização da agricultura, qualidade do ar e proteção da biodiversidade marinha.
Com sede no TERINOV, o AIR Centre é uma instituição estabelecida como uma rede distribuída da qual já fazem parte instituições de Portugal, Espanha, Reino Unido, Noruega, África do Sul, Nigéria, Angola, Namíbia, Cabo Verde, São Tomé, Brasil, Colômbia, México e Estados Unidos.