Esta é uma presença online oficial do Governo dos Açores | COVID-19

Governo Regional promove Sessões Públicas de Participação Alargada

capturar

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, promove, de 14 a 20 de janeiro, a realização de sessões públicas de participação alargada nas ilhas do Faial, Terceira e São Miguel, no âmbito do processo de avaliação e revisão da RIS3 Açores, nomeadamente no que concerne às prioridades da Estratégia de Especialização Inteligente da Região.

Com esta iniciativa, o Governo dos Açores pretende dar continuidade à discussão, já iniciada, em torno da redefinição das prioridades estratégicas da RIS3 e apresentar uma síntese dos resultados do processo de avaliação em curso.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia considerou que o envolvimento dos vários ‘stakeholders’ neste tipo de ações “visa a recolha de um contributo sólido da sociedade civil, empresas, academia e associações, agentes relevantes do contexto regional, através da promoção da discussão e partilha de ideias, tendo em conta que as estratégias de especialização passam, naturalmente, pela colaboração e cooperação entre o Governo e os variados setores da sociedade”.

Bruno Pacheco lembrou ainda que a RIS3, enquanto “quadro de referência de políticas públicas e de investimentos estruturais e exigida pela Comissão Europeia como condição de partida para a elegibilidade relativamente a fundos de coesão, assenta na definição dos domínios diferenciadores da Região, no investimento em inovação e em investigação, enquanto desígnios fundamentais da ação governativa”.

Segundo o Diretor Regional, o objetivo é “combinar, da melhor forma, os diversos instrumentos de financiamento com poder de alavancagem para o desenvolvimento económico baseado na inovação, que se pretende que seja eminentemente ecológico, e que permita criar condições para uma sociedade desenvolvida e inclusiva, assente em elevados níveis de emprego e de coesão social”.

As primeiras sessões públicas de participação e discussão alargada realizam-se a 14 de janeiro, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, seguindo-se sessões na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, no Faial, nos dias 15 e 16, e, por fim, duas sessões, a 20 de janeiro, no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa.

As sessões são abertas a todos os interessados, que podem inscrever-se através de registo, indicando a sessão em que pretendem participar, através do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/WPQY7MAJhg4bqrMs6.

Os cidadãos que queiram submeter contributos para o processo de revisão da RIS3 Açores, independentemente da sua participação nas sessões alargadas, podem fazê-lo até 31 de janeiro, através dos emails [email protected], [email protected] ou [email protected].


GaCS/GM