5ª Reunião
AGENDA DA REUNIÃO:
O Prof. Doutor Salustiano Mato dinamizou um workshop sobre o papel dos GTT e instituições académicas na implementação e revisão da RIS3.
Esta iniciativa decorreu das dinâmicas de reflexão que foram implementadas pela Direção Regional da Ciência e Tecnologia, ao longo de 2019, enquanto entidade responsável pela coordenação da RIS3 Açores, em ações de interação com os diferentes órgãos de governação da RIS3 Açores, a Universidade dos Açores, as empresas, as associações e o público em geral, tendo em vista a recolha de contributos para o processo de revisão da RIS3 Açores.
Neste contexto, Salustiano Mato, Professor Catedrático e ex-Reitor da Universidade de Vigo, constitui uma referência incontornável nos processos ibéricos de especialização inteligente, tendo tido um papel de relevo, designadamente, no desenvolvimento das estratégias de cooperação entre o Norte de Portugal e a Galiza, consubstanciadas, entre outras, na concretização de uma RIS3 transfronteiriça.
No período concedido ao debate foram levantadas questões que se prendem, essencialmente, com a dificuldade que alguns investigadores sentiram no alinhamento dos seus projetos com a RIS3, designadamente na área da biodiversidade e dos recursos naturais. A este propósito o prof. Salustiano reforçou a ideia de que atualmente os projetos são multidisciplinares e inclusivos, acolhendo contributos de diversas áreas. Os investigadores deverão colocar a questão sobre a forma como poderão contribuir para a solução de determinado problema da região.
Em termos da futura RIS3, foi levantada a questão de se poderem vir a incluir novas áreas, como é o caso do Espaço, e das TIC. Foi também abordada a questão de poderem existir algumas áreas transversais, como é o caso do Desenvolvimento Sustentável. A este propósito, alguns elementos participantes questionaram de que forma é que poderão integrar os grupos de trabalho ou organizar-se para participar no processo.